Não é de hoje que mercados emergentes, como o brasileiro, experimentam ciclos de crescimento e retração. Após os recordes de cotações, volume, negócios e aberturas de capital desde 2018, a Bolsa brasileira reencontrou os inimigos de sempre: a alta taxa de juros e a inflação.

Obra Linda do Rosário (2004) de Adriana Varejão

O aumento da taxa de juros torna a rentabilidade da renda fixa atrativa e reduz os incentivos ao investimento em ações. Já a inflação, ao acelerar o valor do dinheiro no tempo, põe em questão a rentabilidade do investimento de longo prazo em renda variável. …


As pesquisas apontam a consolidação de Lula na liderança da disputa presidencial em percentual que já ultrapassa a faixa dos 40%. Faz sentido pensar numa vitória do petista no primeiro turno?

Se isso acontecer, obviamente a principal razão terá sido o fiasco do governo Bolsonaro em assegurar a melhoria das condições de vida dos brasileiros, além do recall de votos do ex-presidente Lula.

Mas há, ainda, uma razão estrutural para que 2022 seja decidido no primeiro turno: o reduzido número de candidaturas competitivas e a consequente polarização entre as duas candidaturas viáveis.

A matemática é simples: quanto menos candidaturas competitivas…


Keith Gill construiu uma tese de investimento baseada no potencial da GameStop, famosa varejista de games, sobreviver em meios a hegemonia dos downloads. Sua contrariava a tese de grandes fundos de hedge que apostavam na queda futura do preço das ações.

Tal aposta, denominada de short selling, consistia na seguinte operação: os fundos acordavam uma venda futura de ações baseada no preço atual. Como não entregariam as ações de imediato, sequer precisavam dispôr das ações no momento da operação. …


Quando falamos em startups, a primeira coisa que vem à mente são jovens nerds numa garagem abarrotada de computadores. A genialidade desses jovens cientistas, ao menos à primeira vista, teria tornado Vale Silício em capital da inovação tecnológica.

Em How Law Made Silicon Valley, Anupam Chander reconstrói essa narrativa. O autor conta que a história do Vale do Silício não é apenas uma história de programadores brilhantes em suas garagens, mas também de um ambiente jurídico moldado para acomodar e especialmente financiar as criações.

Essa relação, tão necessária quanto complexa, entre o direito e a capitalização das startups inspirou a…


O lançamento de The Power of Creative Destruction, escrito pelos franceses Philippe Aghion, Céline Antonin e Simon Buñel, agitou articulistas e economistas nas últimas semanas. Martin Wolf, Barry Eichengreen e William H. Janeway elogiaram o livro em tabloides internacionais. Ilan Goldfjan, Marcos Mendes e Armando Castelar, entre outros, fizeram o mesmo sobre a obra ainda sem tradução no Brasil.

Murmúrio-Motim (2018) de Luana Vitro

The Power of Creative Destruction é a sistematização teórica do conceito de destruição criativa, surgido inicialmente na literatura de Joseph Schumpeter e definido pelos autores franceses como o processo em que novas empresas superam as existentes por meio de inovações tornam…


Dora, uma amargurada ex-professora, ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas na Central do Brasil. Uma de suas clientes é atropelada e o filho, Josué, fica sob os seus cuidados. Ela se lança ao desafio de encontrar o pai da criança e realiza uma viagem ao interior que mimetiza o papel dos Correios desde a criação do Correio-Mor em 1663: abrir caminhos país à dentro, definindo as fronteiras e alargando progressivamente o conhecimento territorial para interligar o Brasil.

Central do Brasil (1998) de Walter Salles

No filme Central do Brasil (1998), o empenho sentimental de Dora por Josué reflete o esforço logístico dos Correios em levar…


Desde o começo da pandemia a Nasdaq, bolsa americana de tecnologia em que estão empresas como Amazon, Google e Apple, atingiu sucessivos recordes. A informatização e o crescente uso de soluções digitais insuflaram as big techs que ganharam fôlego, não a despeito, mas por causa da pandemia.

A aparente contradição entre o sucesso de tais empresas e a deterioração das condições de vida da maioria mobilizou a esquerda americana, liderada por Elizabeth Warren e Bernie Sanders, pela inclusão das big techs no programa político de Joe Biden. …


“Alguns projetam um crescimento de 5% positivo esse ano. Se 5% é positivo e o ano passado foi 4% negativo, cresceremos 9%. É um milagre”, afirmou o presidente.

Superio Ficções (2016) de Guerreiro do Divino Amor

O comentário é estúpido e somos tentados a tomá-lo como burro, louco ou ambas as coisas. Mas falar assim despolitiza e, pior, exclui a responsabilidade do autor pela penúria que vivemos.

Por trás do comentário, revela-se a visão idílica que o presidente tem da economia brasileira em 2021. …


Sete cooperativas ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estão acessando o mercado de capitais para o financiamento das suas atividades de produção e comercialização de produtos agropecuários.

Se, ao menos à primeira vista, a operação soa inusitada, não deixa de ser a prova de que o MST descobriu o mercado de capitais como meio eficiente de formação de capital para a produção de alimentos saudáveis, orgânicos e cultivados pelas próprias famílias assentadas.

Empossamento (2003) de Mauro Restiffe

Os anos recentes do MST foram marcados pela redução de novos acampamentos em consequência a criminalização e ao aumento da violência, estatal mas não apenas…


ESG, Enviroment, Social and Governance. Em português, Ambiental, Social e Governança. Os três quesitos que iluminam as transformações da cultura corporativa em tempos recentes, em especial dos propósitos e finalidades da empresa.

Sem título (2017) de Ana Frango Elétrico

O imperativo de que as empresas devem perseguir metas ambientais, sociais e de governança assombra o velho axioma de que a responsabilidade social da empresa é gerar lucros em benefício dos seus acionistas.

Para que sejamos justos, essa maximização dos lucros, muito embora à primeira vista uma perspectiva fria e isolada, não é egoísta: o exercício normal da empresa produz empregos, riqueza e impostos. …

Rodrigo de Abreu Pinto

Nascido em Recife. Formado em filosofia pela FFLCH-USP. Mora no Rio de Janeiro e estuda direito na PUC-Rio. Escreve às quartas.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store