O Brasil entre a extrema-direita, a centro-direita e a esquerda

A extrema-direita de Jair Bolsonaro (PP, PL e Republicanos)

A extrema-direita, encabeçada pelo presidente Jair Bolsonaro, arrasta partidos como PP, PL e Republicanos que atualmente formam a base do governo no Congresso. Ao contrário da liderança exercida pelos ex-presidentes FHC e Lula sobre os respectivos partidos da base, Bolsonaro tem dificuldades em mediar e articular posições e, pior, perdeu o poder de iniciativa política desde que pressionado pelas investigações sobre os filhos e o gabinete do Ódio.

A centro-direita democrática (PSDB, DEM, MDB)

Ao contrário da direita fisiológica e menos programática, a centro-direita de PSDB, DEM e MDB sustenta um programa neoliberal propriamente dito — no qual constam as privatizações, a livre entrada e saída de capitais, o Teto de Gastos — e cuja base social é formada pelos que recentemente se tornaramm críticos ao presidente: a classe média urbana e o establishment em que se incluem o judiciário e a mídia.

A esquerda (PT, PSOL, PCdoB, PDT e PSB)

O bloco da esquerda vai de PT, PSOL e PCdoB até PDT e PSB, então marcado pela disputa entre essas duas pontas pela liderança do bloco. O projeto de Ciro Gomes era garantir a hegemonia da dupla PDT e PSB através das eleições municipais, nas quais ambos partidos fecharam alianças em várias capitais, sendo que a derrota prematura de Márcio França (PSB) em São Paulo e Martha Rocha (PDT) no Rio colocou água no chopp do líder trabalhista.

--

--

Nascido em Recife. Formado em filosofia pela FFLCH-USP. Mora no Rio de Janeiro e estuda direito na PUC-Rio. Escreve às quartas.

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Rodrigo de Abreu Pinto

Rodrigo de Abreu Pinto

278 Followers

Nascido em Recife. Formado em filosofia pela FFLCH-USP. Mora no Rio de Janeiro e estuda direito na PUC-Rio. Escreve às quartas.